Começar ou impulsionar um negócio no mercado da moda exige que você saiba como escolher um fornecedor ideal
Vamos pensar em uma única coleção de moda: planejamento e desenvolvimento dos croquis, escolha dos tecidos e materiais necessários, mão de obra, modelos, fotógrafo…São dezenas de fornecedores para selecionar e profissionais para gerenciar. O processo pode ser otimizado quando você aprende como escolher um fornecedor ideal para terceirizar um serviço, ou vários.
Entregar etapas da produção para outras empresas desenvolverem não exclui você de todo o processo ou diminui sua autonomia nas tomadas de decisões. Pelo contrário, a terceirização pode ser o caminho para uma coleção e a consolidação de uma marca de sucesso no mercado da moda.
Como escolher um fornecedor ideal para terceirizar um serviço?
A primeira pergunta que você deve se fazer para enfim conseguir responder a questão apresentada acima, é: qual ou quais serviços eu preciso (e quero) terceirizar? Por exemplo, talvez você já tenha um bom time de produção e confecção, mas sempre erra na hora de escolher os fornecedores de tecidos.
O mesmo pode acontecer ao contrário, ter bons fornecedores de matéria-prima, mas sem um bom time de profissionais de costura. A escolha dos fornecedores ideias passa pelo diagnóstico das dores que você está enfrentando no seu negócio, para a partir desse ponto, passar a procurar quem pode resolvê-la.
É importante levantar históricos das empresas que você considerar, entender a experiência de mercado delas e conhecer sua reputação, ou seja, saber o que outros clientes do mesmo ramo que você dizem sobre ela.
Você sabe o que é Private Label?
Private label (PL) significa marca privada ou marca secreta, em resumo, PL é quando a produção é feita por um fabricante, mas comercializado com a marca de outro. Na prática, significa que todo o seu processo de produção de moda pode ser terceirizado por meio do private label, mas sem perder a qualidade e a sua marca.
Existem empresas especializadas em private label com foco no mercado de moda. A Silvia Dorè em Londrina é uma delas. No PL Silvia Dorè você pode continuar com seus próprios croquis ou referências, e fazer a confecção das peças por meio da equipe de profissionais da empresa especializada.
Mas caso a etapa de desenvolvimento também seja um obstáculo para o sucesso da sua marca, você pode contar com uma Consultoria de Coleção especializada e personalizada, que garantirá suporte do início ao fim, inclusive, na escolha dos demais fornecedores.
Ou seja, com o Private Label Silvia Dorè você pode: realizar uma consultoria para a cocriação das suas coleções e assessoria em todo o processo, fazendo ou não a confecção e finalização das peças com a equipe Silvia Dorè. Ou você pode realizar apenas a finalização do processo, repassando todo o seu material criativo para a produção.

Ravila Doré é coordenadora de desenvolvimento de produto e diretora comercial na Silvia Dorè Alfaiataria. Com formação em Design de Moda e pós-graduação em Gestão Estratégica de Design e Inovação, possui ampla experiência em moda corporativa, desenvolvendo uniformes que aliam identidade, funcionalidade e estilo para fortalecer a imagem das empresas e de profissionais.